O clima faz com que as pessoas se preocupem mais com o sistema respiratório, principalmente com as doenças que costumam acometer esse sistema.
Manter o equilíbrio é de extrema importância. Faça o que está ao seu alcance, como por exemplo, usar roupas adequadas de acordo com o clima.
Em climas frios é bom evitar locais fechados – mantê-los abertos e ventilados é a melhor opção para impedir a proliferação dos vírus. Já para os dias secos e quentes procure manter os ambientes umidificados – em sua falta, utilize uma bacia com água ou panos úmidos nos ambientes.
Por que mudanças bruscas na temperatura interferem no sistema respiratório?
Com o clima mais úmido e frio é mais comum a gripe e resfriados, enquanto o clima seco e quente predominam as manifestações das doenças alérgicas, como rinite e sinusite.
Embora o corpo humano possua um complexo e eficaz sistema de defesa, às vezes essas barreiras se rompem e podem levar ao adoecimento. De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) os problemas respiratórios têm altos índices de morbidade e mortalidade.
A tosse é o primeiro sinal de que algo está errado. Investigue!
Cuidados a serem tomados:
- Manter a hidratação, tomar muita água;
- Intensificar a higiene, lavar as mãos;
- Usar soro fisiológico no nariz.
Quem respira bem, vive bem!
Havendo qualquer dúvida, converse com o médico ou com um profissional de saúde para orientá-lo!